Postado Sex maio 09, 2014 11:42 pm
Como começar?
Actions:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
ou
function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
Citar
cid: CreatureID (Monsters, NPCS, Players);
item: O item que iremos clicar, podemos informar ele no script ou no .xml;
frompos: Na posição que estou clicando;
item2: Items com use with...
topos: Para a posição;
Creaturescripts:
function onLogin(cid)
function onLogout(cid)
function onDie(cid)
function onDeath(cid, corpse, killer)
function onAdvance(cid, skill, oldlevel, newlevel)
function onAttack(cid, target)
function onCombat(cid, target)
function onLook(cid, thing, position, lookDistance)
function onPrepareDeath(cid, lastHitKiller, mostDamageKiller)
function onKill(cid, target, lastHit)
function onTextEdit(cid, item, newText)
function onStatsChange(cid, attacker, type, combat, value)
Citar
corpse: Corpo ao morrer;
killer: Quem matou;
target: Quem o cid atacou;
lastHitKiller: O último a hitar;
mostDamageKiller: O que mais hitou;
lastHit: O valor do último hit;
attacker: Quem atacou o cid;
Globalevents:
function onThink(interval, lastExecution, thinkInterval)
function onTimer()
Movements:
function onEquip(cid, item, slot)
function onDeEquip(cid, item, slot)
function onStepOut(cid, item, pos)
function onStepIn(cid, item, pos)
function onAddItem(moveitem, tileitem, pos)
function onRemoveItem(moveitem, tileitem, pos)
Citar
item: O item que o cid equipou / desequipou ou andou em cima;
Talkactions:
function onSay(cid, words, param)
Citar
words: Palavras ditas;
param: Parâmetros das palavras;
Explicações:
callbacks -- Nome das funções
Exemplos:
onSay, onKill.
parameters ou parâmetros -- São tudo que vem depois do callback e entre ( e ).
Exemplos:
(cid, item)
Criandos os scripts:
Primeiramente, devemos saber oque queremos fazer. Se vamos clicar em algo (actions), se vamos falar (talkactions), se vamos colocar / retirar items ou andar (movements), entre outros. Digamos que iremos criar um actions:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
Agora queremos adicionar ao script, uma verificação. Caso o player tenha level maior que 300, ele irá healar toda sua health e mana:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
if getPlayerLevel(cid) >= 300 then
doCreatureAddHealth(cid, 100000)
doCreatureAddMana(cid, 100000)
end
end
Utilizando operadores relacionais verificamos se o level do cid (player), é 300 ou maior. E assim, adicionar mana e health.
obg espero ter ajudado